Uma nova marca de ônibus 100% elétricos chamada Ankai, chegou ao Brasil, representada pelo Grupo SHC. A marca responsável pela chegada de nomes no país como Citroën, Jaguar, JAC Motors e outras, entrou no mercado de modelos elétricos em 2003, e neste mês lançou uma linha de ônibus 100% elétricos.
A nova linha de ônibus 100% elétricos lançada pela Ankai, traz os seguintes modelos:
- 6 metros (micro);
- 8 metros (mini);
- 10 metros (midi);
- 12 metros (urbano);
- 13 metros (padron);
- 15 metros (básico);
- 18 metros (articulado);
- Dois andares (double decker).
Os modelos contam com autonomias de 250 km e 350 km, piso baixo e alto, arquitetura construtiva integral (monobloco), e são livres de emissões de poluentes, sendo movidos por gás e hidrogênio.
Além disso, os ônibus elétricos da Ankai possuem propulsão totalmente elétrica, com zero emissões. São também veículos extremamente econômicos no custo por km rodado, já que cada um deles pode ter sua autonomia ajustada de acordo com a necessidade de operador.
A Ankai também trouxe para os seus veículos, diversos recursos tecnológicos voltados à segurança. Eles contam com a estrutura monobloco, que é semelhante à construção da fuselagem de aeronaves, com uma carroceria armada com soldas robotizadas e aço carbono com liga de manganês.
Os veículos da Ankai, possuem sistema de proteção da carroceria por imersão, que é uma tecnologia parecida com a dos carros de passeio. Eles passam por um sistema de cataforese (espécie de eletroforese), para que o acabamento e durabilidade do veículo sejam maiores.
Além disso, os ônibus elétricos trazem berço selado para acomodar as baterias, com uma arquitetura que isola e protege outros componentes, como bomba de direção elétrica, motores de acionamento e compressor elétrico. As baterias também são instaladas nas laterais ou no teto, isoladas do compartimento de passageiros.
Os novos veículos da Ankai, também trazem sistema semelhante ao BOS (Brake Override System), ajudando a evitar acidentes; sistema de regeneração de carga das baterias durante as frenagens (aumentando a autonomia no uso urbano); sistema de auxílio de partida em rampas (Auto Hold) e segurança dimensionada em cinco etapas para evitar acidentes com as baterias.
Além disso, os veículos também contam com um módulo de controle, que se “comunica” com o sistema de gerenciamento de bateria, em caso de sobrecarga no carregamento. O sistema ADAS também está presente nos ônibus, e se trata de um sistema de apoio de condução ao motorista, detectando a presença do pedestre à frente.
Para finalizar, os novos ônibus 100% elétricos da Ankai, são equipados com bateria de íon-lítio (da CATL), além de motores elétricos da Dana, de acionamento síncrono de ímã permanente; caixa de direção eletro-hidráulica da Bosch; sistema de ar-condicionado de série da Valeo e da Songz e módulo ABS e sistema pneumático de suspensão da Wabco.
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