No último dia 17 (terça-feira), a Xiaomi anunciou o fim da MIUI, que até então era a interface utilizada nos smartphones da marca. Após 13 anos, a antiga interface será substituída gradualmente em seus aparelhos a medida que forem atualizados, pela nova interface HyperOS.

A HyperOS também é uma interface baseada no Android, e começará a ser utilizada a partir do Xiaomi 14, que será o primeiro smartphone da marca a trazer a novidade, com lançamento previsto para outubro. A diferença para a MIUI, é a que a HyperOS conta com recursos do Vela, que é um sistema operacional mobile criado pela Xiaomi.
Segundo Lei Jun, que é CEO da Xiaomi, a nova interface HyperOS será lançada para as versões globais dos aparelhos a partir de 2024. Apesar de ainda não ter sido divulgado nenhum recurso da HyperOS para a integração com dispositivos inteligentes, a marca traz a ideia de proporcionar uma integração com a Internet das Coisas (IoT), já que produz diversos tipos de eletrônicos.
A Xiaomi anunciou o fim da MIUI, mesmo tendo confirmado que lançaria a MIUI 15 em agosto deste ano. O vice-presidente global da Xiaomi, reforçou em suas redes sociais, que o sistema foi reescrito, ressaltando performance, fluidez e conectividade entre smartphones e AIoT (Inteligência artificial das Coisas).
Leia também: LG lança novos monitores UltraGear na BGS 2023.