No último dia 1º (sábado), o Twitter começou a mostrar o seguinte aviso em sua plataforma: “Taxa limite excedida”. Muitos usuários do aplicativo, pensaram ser um bug, porém o próprio Elon Musk informou que o Twitter limitou quantidade de tweets que podem ser vistos, e que esse aviso se trata de uma medida para servidores que estão sobrecarregados.
O dono do Twitter teria decidido limitar, de acordo com o tipo de conta, a quantidade de tweets que os usuários podem ver por dia. As contas que são verificadas (incluindo os assinantes do Twitter Blue), poderão ver 6 mil tweets por dia, os usuários que possuem contas normais, poderão ver 600 tweets por dia, enquanto que as contas que foram criadas recentemente, poderão ver 300 tweets por dia.
A notícia de que o Twitter limitou quantidade de tweets, não agradou aos usuários e o assunto repercurtiu negativamente pela plataforma. Elon Musk alegou que o Twitter estaria sofrendo “data scraping”, que é a prática de rastrear postagens de usuários, e que dados estariam sendo extraídos da plataforma.
O Twitter passou a impedir os usuários não-logados de ver os conteúdos do aplicativo, o que pode ser uma barreira para bots. Musk informou que em breve, as quantidades de tweets que os usuários podem ver, aumentará para 8 mil (contas verificadas), 800 (contas normais) e 400 (contas criadas recentemente) tweets por dia.
De acordo com algumas informações da impresa, o aplicativo Twitter teria uma dívida que pode chegar à US$20 milhões (R$95 milhões), pois os servidores que mantêm o aplicativo em funcionamento teriam custos altos. A nova CEO do Twitter, estaria negociando com o Google, já que apesar do Twitter manter os seus dados, a tecnologia do Google Cloud é utilizada pela plataforma para combater o abuso infantil e o spam.
Leia também: Zenfone 10 é lançado pela Asus.