O que é realidade virtual? Saiba mais sobre essa tecnologia

A realidade virtual é um ambiente onde é possível criar uma realidade física, através de mecanismos tecnológicos, simulando o ambiente real por meio de um sistema computacional. Se trata de uma realidade totalmente virtual, criada artificialmente.

Nesse ambiente virtual, há cenas e objetos que parecem muito reais, fazendo com que os usuários se sintam totalmente envolvidos nessa realidade. O usuário pode interagir ou não com o que ele vê, dependendo da forma como é utilizada a tecnologia.

Headsets - realidade virtual.
Imagem: Oculus Rift.

Durante a evolução da tecnologia ao longo dos anos, a realidade virtual foi se modificando, e atualmente ela tem como base displays estereoscópicos, que são óculos especiais que exibem o ambiente simulado (headsets), fazendo com que o usuário se conecte com o mundo virtual.

De onde surgiu o termo “realidade virtual”?

Durante os anos 1970, um artista digital chamado Myron Krueger, que era responsável por criar as primeiras instalações interativas, utilizava o termo “realidade artificial”, que viria a ser substituído alguns anos depois.

Jaron Lanier - criador da realidade virtual.
Imagem: www.jaronlanier.com

O termo “realidade virtual” (como é conhecido atualmente) é de Jaron Lanier, que é artista, cientista da computação, compositor, e entre outras coisas é fundador da VPL Research Inc. (1984), que foi uma das primeiras empresas a criar e vender produtos desse ramo. Jaron Lanier utilizou o termo em 1980, para diferenciar as simulações tradicionais feitas por computadores de simulações envolvendo múltiplos usuários em um ambiente compartilhado.

Sensorama

Sensorama - primeiro exemplo de realidade virtual.
Imagem: IDIS.

Um dos primeiros exemplos de realidade virtual foi o Sensorama. O Sensorama era um protótipo que foi construído por Morton Heilig em 1962, e se tratava de um aparelho que era capaz de exibir imagens em 3D estereoscópico, som estéreo, inclinação do corpo e sensações de aromas e ventos. Foi uma criação muito importante na área.

Headsets

Headsets - realidade virtual.
Imagem: Oculus Rift.

Os headsets são muito populares entre os usuários. Os óculos criam uma ilusão de profundidade através da estereoscopia, e duas imagens diferentes são geradas (uma imagem para cada olho), fazendo com que o cérebro interprete que as duas imagens são uma imagem só, dando uma falsa sensação de realidade.

Além disso, os óculos mais modernos podem permitir que o cenário interaja com o movimento da cabeça do usuário, fazendo com que a imagem não seja estática, acompanhando qualquer movimentação do usuário, gerando uma visão completa do ambiente onde está virtualmente. Alguns jogos que permitem ao jogador se sentir dentro do game, também têm popularizado bastante a realidade virtual.

Leia também: O que é ChatGPT? Saiba tudo sobre o robô que utiliza IA.

Deixe um comentário