A Neuralink, empresa do bilionário Elon Musk, implantou o seu primeiro chip cerebral em um ser humano. O Elon Musk anunciou o feito no último dia 29 (segunda-feira), através de uma publicação em seu perfil no antigo Twitter.
A identidade da pessoa que recebeu o primeiro chip cerebral da Neuralink não será revelada, mas de acordo com Elon Musk, o paciente passa bem e o procedimento foi um sucesso.
A Neuralink procura por pessoas que tenham interesse no projeto, com foco em portadores de quadriplegia por lesões na médula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica (ELA), visto que de início, um dos objetivos do dispositivo, é permitir controlar um cursor de computador ou teclado através dos pensamentos.
Além disso, o dispositivo chamado por Elon Musk de “Telepathy”, promete ajudar pessoas com deficiência visual e auditiva, além de portadores de doenças como Parkinson. Vale ressaltar, que a Neuralink possui a aprovação do departamento americano de proteção da saúde pública dos Estados Unidos (FDA) para realizar seus testes.
Embora não tenha sido divulgado mais informações sobre o primeiro implante realizado, segundo Elon Musk, os resultados iniciais do procedimento mostraram uma detecção promissora de impulsos cerebrais.
O chip cerebral é o principal dispositivo da empresa, projetado para criar uma conexão direta entre o cérebro humano e computadores, prometendo controle telepático de dispositivos como telefones e computadores.
Leia também: iPhone 14 Plus está com um dos menores preços já vistos.