De acordo com o jornalista Mark Gurman (da Bloomberg), há rumores de que a Apple possa lançar seus novos Mac M3, da próxima geração, ainda no final de 2023 ou no início do ano de 2024. Ao que tudo indica, os novos modelos deverão ter 12 núcleos de CPU, 18 núcleos de GPU e 36 GB de memória RAM.
Possivelmente a Apple já estaria planejando as versões M3 do iMac, MacBook Air e MacBook Pro. Caso os rumores acerca desse possível lançamento da Apple estejam corretos, o chip M3 Pro terá 2 núcleos de CPU e 2 núcleos de GPU a mais em comparação com o seu antecessor, o chip M2 Pro. Além disso, deverá contar com mais memória RAM, já que o M2 Pro conta com 32 GB.
O chip M3 Pro poderá contar com seis núcleos de alto desempenho e seis núcleos de eficiência, em um total de 12 núcleos. Esse aumento de núcleos, ocorre devido à uma contagem maior de núcleos de eficiência, mantendo o mesmo número de núcleos de alto desempenho, seguindo a mesma evolução do M1 para o M2.
O Mac M3 será feito utilizando um processo de fabricação de 3 nanômetros, que permite maior densidade de núcleos, além de aprimorar a densidade de fabricação, que aumenta o desempenho de cada núcleo, fazendo com que os seis núcleos do M3 sejam mais rápidos do que o M2.
Não há expectativas de que a Apple lance os novos Mac M3 durante a WWDC (conferência anual da Apple para desenvolvedores) que acontecerá em junho, mas espera-se o lançamento de um MacBook Air com 15 polegadas e chip M2. Vale ressaltar que a Apple anunciou o M2 Pro e o M2 Max em janeiro de 2023.
Fonte: 9to5Mac.
Leia também: Google I/O 2023: Android 14 e novos smartphones.