Nesta quinta-feira (27), a plataforma Google Tradutor ficou mais completa, ganhando mais 110 idiomas para a lista. Através de uma atualização com inteligência artificial, foi possível trazer novas opções de tradução em outros idiomas ainda não inclusos.
De acordo com o Google, foi utilizado o modelo de linguagem PaLM 2, para que fosse possível o Google Tradutor aprender novos idiomas, inclusive línguas com origens ou vocabulários em comum, totalizando quase 250 idiomas na plataforma.
A atualização traz línguas quase extintas, passando a atender uma grande população que ainda não utilizava a sua língua nativa no tradutor. Os novos idiomas representam mais de 614 milhões de pessoas, possibilitando a tradução de cerca de 8% da população mundial, que ainda não tinham os seus idiomas inclusos no aplicativo, segundo a empresa.
Essa novidade vai incluir ao Google Tradutor, desde idiomas falados em pequenas comunidades indígenas, até idiomas falados por milhões de pessoas, como por exemplo o cantonês, que é a língua mais usada na China depois do mandarim. Além disso, o aplicativo contará com quarto novas línguas africanas, os idiomas Fon, Ga, Kikongo, Luo, Swati, Venda e Wolof.
Segundo o Google, o cantonês teria sido uma das línguas mais solicitadas para ser inclusa. A empresa ressalta que a inclusão de novos idiomas não é uma tarefa simples, pois variações regionais, padrões de grafia e dialetos distintos acabam dificultando a tradução correta.
Ainda não há uma lista completa dos novos 110 idiomas que serão incluídos, mas alguns deles foram revelados:
- Afar: língua tonal de Djibuti, Eritreia e Etiópia;
- Cantonês: dialeto chinês de Cantão e outras localidades;
- Manx: língua celta da Ilha de Man;
- NKo: forma padronizada das línguas mandês da África Ocidental que unifica diversos dialetos em um idioma comum;
- Punjabi (Shahmukhi): Punjabi na escrita perso-árabe (Shahmukhi) e língua mais falada no Paquistão;
- Tamazight (Amazigh): língua berbere do Norte da África;
- Tok Pisin: língua crioula com vocabulário baseado na língua inglesa, falada por cerca de quatro milhões de pessoas na Papua-Nova Guiné.
Até o momento, a atualização ainda não está disponível, mas os novos idiomas deverão ser liberados em breve, na versão web e nos aplicativos para Android e iOS.
Leia também: Moto G85 chega ao mercado global com processador Snapdragon.