O E-J7 é um modelo médio/grande de sedã 100% elétrico da chinesa JAC. O carro chegou no Brasil em janeiro de 2022, e é um dos modelos que veio para competir tanto com os outros carros elétricos, como com os modelos de carro à combustão.
Nós do Zigtec, tivemos a oportunidade de testar essa máquina por alguns dias e falaremos mais sobre os seus detalhes.
O carro elétrico da JAC é um misto de alta tecnologia, custo/benefício e um design muito sofisticado e moderno. O sedã elétrico é o modelo mais barato do Brasil, custando na faixa de R$ 260.000. Conta com um motor 100% elétrico de 193 cv de potência, autonomia de 402 km com a carga completa, design diferenciado que chama muita atenção.
No design da parte frontal, o E-J7 possui faróis de LED (com luzes de condução diurna), não há faróis de neblina pois há ajuste da altura dos faróis. O carro possui um compartimento aonde estão os conectores de carga GBT, além de conversores de energia na parte do motor.
O carregamento do carro em conectores tipo 2 pode ser feito através de um adaptador que já vem incluso, e que carrega no máximo em 7 W/h. Para carregar acima disso, é necessário utilizar um outro adaptador que ainda não foi homologado, por esse motivo a carga do E-J7 ainda é um pouco lenta e pode ser um problema para quem viaja com o carro.
Na cidade de São Paulo, o custo em média para poder carregar o veículo é de R$ 50,00 na conta de luz, porém até o momento, existem diversos carregadores em postos e outros lugares que permitem você carregar o carro sem nenhum custo.
O E-J7 possui 4,77 m de comprimento, no lado de fora da porta do motorista, o carro possui um botão para abrir, que funciona presencialmente. Na versão branca que testamos, o teto é preto, o que dá um ar mais esportivo, além de contar com teto solar.
Na parte traseira possui duas lanternas de LED, separadas por uma faixa iluminada que cruza toda a área do porta-malas. O carro vem com um conjunto de pneus um pouco mais altos, além de ajustes na suspensão para compensar o peso extra das baterias. Na nossa condução, o carro teve boa dirigibilidade, e conforto esperado nos mais diversos tipos de terreno.
Além disso, o carro possui sensores anti colisão, um grande porta-malas que abre e fecha em grande estilo juntamente com o vidro traseiro, através de botões, com uma capacidade de 590 L, que apresenta uma boa capacidade de volume, principalmente para quem tem família grande.
Boa parte dos carros elétricos (e com o E-J7 não é diferente), estão vindo sem step e trazem apenas um conjunto de reparo dos pneus, o que pode até funcionar para um furo no pneu. mas vai te deixar na mão caso o pneu rasgue.
Na parte interna do E-J7, o painel e as portas possuem acabamento em couro, além de outros materiais. No painel, possui botão de ajuste dos retrovisores com rebatimento automático, botão para abrir o compartimento de recarga, botão para abrir o porta-malas, botão de regulagem da altura do farol e botão de sensores de colisão.
O sedã possui um volante igual ao do E-JS4 da JAC, com passagem de faixa, personalização do visor do painel e velocidade de cruzeiro, porém sem acc ou frenagem autonôma, o que seria um diferencial e tanto. O ajuste do volante é feito de forma manual e seria interessante se tivesse um ajuste de profundidade, o que não é o caso desse modelo.
A multimídia tem duas entradas USB, possui Apple Car Play e Android Auto (conexão via cabo) e tomada de 12 volts. Ao utilizarmos o carro, notamos que a multimídia poderia ser um pouco mais responsiva, tendo em vista que muitas funções importantes ficam ali, como o controle do ar condicionado, o que dificultou a regulagem, um ponto negativo durante nossos testes.
O E-J7 possui câmbio giratório com as posições R, N, D e P, câmera de ré, mas seria bacana se tivesse também um conjunto de câmeras 360º, pois outros veículos mais baratos da marca possuem. Possui freio de mão automático que ajudou bastante nas subidas, pois impede que o carro desça ao tirar o pé do freio.
O banco do motorista possui ajuste elétrico, menos para reclinar. No banco do passageiro, não há o ajuste elétrico. Na parte interna traseira, o carro possui acabamento muito bom em couro nos bancos, além de bastante espaço com saídas de ar condicionado, possui air bags de coluna, frontais e laterais.
Em uma velocidade até 100/110 km/h, o carro permite autonomia de 402 km com a carga completa, dando em média um consumo de 12,5 kWh por 100 km. Nos nossos testes, como dirigimos por algumas pistas, andamos com um pouco mais de velocidade, dando uma autonomia por volta de 350 km. No uso comum do dia a dia na cidade, consegue oferecer a autonomia de 402 km, já que quando o veículo está parado ele não consome energia.
Com o seu motor elétrico, o E-J7 possui 34,7 kgfm de torque, oferecendo um torque plano, trazendo maior eficiência para encarar subidas íngremes e realizar ultrapassagens mais seguras, além disso, é muito rápido nas arrancadas e apresenta alto desempenho. Conta com tração dianteira, que destraciona algumas vezes em saídas mais rápidas.
O carro tem um torque instantâneo, não é necessário subir o giro do motor como em um carro à combustão, fazendo ele chegar de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, já a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 150 km/h para preservar a carga das baterias.
Levando em consideração todos os pontos que citamos acima, tivemos a conclusão que o JAC E-J7 é uma ótima opção de sedã elétrico, para quem não quer pagar os valores altíssimos dos outros modelos elétricos do mercado, porém sem abrir mão de conforto, beleza e desempenho, sendo um ótimo custo benefício nesse segmento.
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