No último dia 7 (segunda-feira), o Banco Central do Brasil anunciou que o Real Digital, que se trata da digitalização do real, agora se chama Drex. O Drex agora será a nova moeda digital oficial do Brasil. É uma moeda digital que é emitida pelo Banco Central (CBDC), que possui o objetivo de facilitar transações financeiras virtuais no país.
O Drex funcionará através de uma carteira digital, que ficará sob responsabilidade de uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central. Essa instituição financeira pode ou não ser um banco, e o Drex poderá ser utilizado no mundo todo facilitando a economia, já que não será preciso fazer conversões para moedas de outros países.
O Real Digital começou a ser testado há mais de um ano pelo Banco Central, com o objetivo de digitalizar a economia brasileira, seguindo os avanços da tecnologia. A moeda digital brasileira vai facilitar transações financeiras virtuais, sem que haja o dinheiro físico.
A diferença do Drex para o Pix e outros, é que a moeda digital é de responsabilidade do Banco Central, já nos outros casos, o dinheiro é de responsabilidade da instituição financeira no qual a pessoa possui conta. O Banco Central espera que o Real Digital consiga diminuir os custos das operações bancárias, estimulando novos modelos de negócios na economia digital.
Leia também: Asus lança novo Zenbook S 13 OLED.