A Apple anunciou novidades para o iOS 18, a fim de trazer mais recursos de acessibilidade para pessoas com deficiências. De acordo com a marca, esses recursos chegarão este ano para todos os dispositivos.
Essas novas funções de acessibilidade incluem o rastreamento ocular (para controlar com os olhos dispositivos como iPad e iPhone), atalhos vocais, detecção de movimentos em veículos e muito mais.
O rastreamento ocular ou Eye Tracking, é alimentado por inteligência artificial. Essa função permite que os usuários possam utilizar seu iPad ou iPhone para navegar na internet, ativar elementos, acessar menus adicionais, ativar botões físicos, gestos de deslizar e etc, controlando tudo apenas através dos olhos.
Esse novo recurso do iOS 18, foi pensado para pessoas com deficiências físicas, pois utiliza a câmera frontal para configurar a navegação ocular. Segundo a Apple, todos os dispositivos com iOS 18 ou iPadOS 18 receberão esse recurso.
Já o Vehicle Motion Cues, ou Sinais de Movimento do Veículo, é um recurso que chegará para ajudar a reduzir o enjôo enquanto a pessoa estiver utilizando seu iPhone ou o iPad, em um veículo em movimento. Isso acontecerá através de pontos animados nas bordas da tela, que representam os movimentos no veículo, o que ajuda a diminuir o conflito sensorial.
Também chegará no iOS 18, um recurso voltado para usuários surdos ou com deficiência auditiva, o Music Haptics ou Música Tátil. Através do motor de vibração Taptic Engine, o iPhone reproduzirá toques, texturas e vibrações refinadas da música, gerando sensações táteis.
O recurso Vocal Shortcuts, ou Atalhos Vocais, permitirá ativar recursos através de uma frase específica sem ajuda da Siri. Essa função foi projetada para usuários com condições adquiridas ou progressivas que afetam a fala, como paralisia cerebral, esclerose lateral amiotrófica (ELA) ou acidente vascular cerebral.
O app Apple CarPlay também contará com novidades, como navegação por voz, reconhecimentos de som (com alertas na tela sobre sirenes e buzinas), filtros coloridos para usuários daltônicos, texto em negrito e fontes maiores.
Além disso, terão outras novidades como melhorias para Lupa, escrita em Braille, VoiceOver com novas vozes e Trackpad Virtual para utilizar uma região da tela para controlar o cursor.
Leia também: Novos iPad Air e Pro são lançados pela Apple.