Nesta segunda-feira (10), a Apple anunciou o novo sistema operacional iOS 18, durante a WWDC deste ano. O iOS 18 chega trazendo a Apple Intelligence, que é a nova inteligência artificial da marca, e diversos novos recursos para os iPhones.
De acordo com a Apple, a Apple Intelligence poderá gerenciar suas notificações, escrever textos automaticamente ou resumir mensagens em e-mails e outros aplicativos. Além disso, a IA poderá realizar ações entre dois aplicativos, mas até o momento só estará disponível para o iPhone 15 Pro ou iPhone 15 Pro Max.
Agora o novo sistema operacional do iPhone também está mais personalizável, pois permite configurar a central de controle e a tela de início, podendo organizar os aplicativos da maneira que preferir. Os ícones dos aplicativos também poderão ser personalizados, com uma cor escolhido pelo usuário.
O aplicativo Fotos também está com novidades, como classificação de rostos e capacidade de fixar coleções na parte superior. As pessoas ou animais de estimação agora poderão ser agrupados automaticamente em coleções.
Outras novidades chegaram também para o aplicativo Mensagens, que agora conta com adição de emojis em respostas do tipo “tapback”, novas opções de formatação textual e agendamento de envio de mensagens.
O iOS 18 também ganhou recursos de segurança e privacidade, permitindo bloquear aplicativos com o recurso “Lock an App”, só sendo possível desbloquear a partir de autenticação com Face ID, Touch ID ou senha. Já com o recurso “Hide an App” será possível ocultar aplicativos, que ficarão em uma pasta secreta.
Já o maior destaque do iOS 18 é a nova Siri, que conta com a Apple Intelligence. Segundo a marca, a Siri será capaz de programar mensagens de texto, compreendendo o contexto e quais aplicativos devem ser utilizados. A Siri também será capaz de pesquisar na sua galeria, fotos de documentos, e utilizar as informações para preencher formulários, por exemplo.
O iOS 18 foi anunciado por enquanto somente para os desenvolvedores, mas deverá ser lançado oficialmente em setembro, juntamente com o lançamento dos novos iPhones.
Leia também: Vale a pena comprar o iPad 9 em 2024?