No último dia 16 (terça-feira), foi anunciado que o Google excluirá contas inativas há mais de 2 anos. Algumas ações simples, como fazer login ou ler algum e-mail, já bastam para que a empresa considere a conta como ativa.
A nova política entrou em vigor já no dia 16, porém o Google excluirá contas inativas há mais de 2 anos somente a partir de dezembro de 2023, e a exclusão será feita por fases. Essa nova política incluirá e-mails, aplicativos como o Google Agenda, Docs, Drive, Fotos e Meet, Gmail, perfil do Google e informações do Youtube.
De acordo com o Google, alguns dos seus produtos já tinham seus próprios prazos para as contas inativas. O Gmail e o Google Fotos, já possuíam o prazo de dois anos para a conta ser considerada inativa, e após essa mudança todos os produtos citados passarão a ter o mesmo prazo de dois anos.
O Google informou que vai enviar e-mails para o endereço da conta e para o endereço de recuperação, alguns meses antes da exclusão da conta para informar o usuário.
As contas que foram criadas e nunca foram usadas, serão as primeiras a serem excluídas, além disso a empresa disse que “é necessário fazer login pelo menos uma vez a cada dois anos”, para que a conta seja considerada ativa.
Dentre as atividades que podem ser utilizadas para considerar a conta ativa, estão enviar ou ler um e-mail, assistir um vídeo no Youtube, baixar um aplicativo na Play Store, usar o buscador do Google, usar o Google Drive e fazer login em algum aplicativo ou serviço utilizando o login através do Google.
O usuário da conta terá o direito de decidir o que acontecerá com a sua conta inativa, através de um recurso oferecido pelo Google, chamado “Seu Legado Digital”, no qual é possível decidir o que acontece quando a sua conta fica inativa por três, seis, doze e dezoito meses, podendo optar por ativar uma resposta automática do Gmail, enviar arquivos para contatos de confiança ou excluir a conta.
De acordo com o Google, essa nova política visa proteger os dados pessoais que acabam ficando em contas inativas, já que há possibilidade de que essas informações sejam usadas em diversas ações, como roubo de identidade ou disseminação de spam, por exemplo. Aplicativos como o Google Drive, já fazem a função de limpar a lixeira automaticamente, enquanto o Google Fotos deu fim ao seu armazenamento ilimitado no ano de 2021.
Leia também: Mac M3 pode ser lançado no início de 2024.