Nesta terça-feira (20), a Qualcomm anunciou o seu mais novo processador intermediário, o Snapdragon 7s Gen 3. O novo chip chega com tecnologia de 4 nm, maior desempenho, suporte para rede 5G e mais recursos de inteligência artificial (IA).
Em comparação com a geração anterior, o novo Snapdragon 7s Gen 3 está 20% mais rápido e com 40% a mais de velocidade para o chip gráfico (GPU), além de queda de 12% no consumo de energia, mantendo a duração da bateria por mais horas.
São quatro núcleos para execução de tarefas exigentes e outros quatro núcleos para o consumo de energia e tarefas mais simples. Além disso, o novo processador da Qualcomm conta com Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.4 e suporte para redes 5G.
Também há novidades no quesito câmeras, com sensor principal de até 200 megapixels, além de suporte para câmeras triplas e para gravações de vídeo em 4K e HDR. O áudio espacial e o suporte ao codec aptX Lossless também estão presentes no novo chip.
O destaque do novo processador da Qualcomm é a inteligência artificial, já que ele traz até 30% a mais de performance para tarefas com IA, em relação ao modelo anterior. O chip possui uma NPU Hexagon, que permite execução local de tarefas de IA generativa, baseadas em modelos de linguagem como Llama 2 e Baichuan-7B.
De acordo com a Qualcomm, o novo Snapdragon 7s Gen 3 chegará em primeira mão em um smartphone da Xiaomi, com previsão de lançamento para setembro.
Leia também: Novos Google Pixel 9 são lançados com mais recursos de IA.