Recentemente, a Microsoft anunciou o lançamento dos novos dispositivos para a linha Surface. O Surface Pro 2 em 1 e o notebook Surface Laptop, chegam inaugurando a nova era de IA do Windows, com novos recursos de inteligência artificial e novos processadores da linha Snapdragon X.
Os novos dispositivos da linha Surface contam com o Copilot, que é o assistente de IA generativa da marca, o qual possui uma tecla própria no teclado, além de ter sido melhorado para a próxima grande atualização do Windows.
Com o novo Copilot, agora é possível realizar funções avançadas de IA em produtividade, como traduções em tempo real e aplicação de efeitos no Windows Studio Effects. Além disso, através de um novo recurso chamado Recall, será possível registrar todas as atividades feitas no computador, transformando-as em capturas pesquisáveis usando linguagem natural.
O Surface Pro 2 em 1 ou Copilot Plus PC (como também é chamado), terá duas versões, uma com o processador Snapdragon X Plus e outra com o processador Snapdragon X Elite.
De acordo com a Microsoft, esses novos processadores prometem entregar mais performance que os processadores da Intel para notebooks, além de garantir eficiência energética para um dia todo de uso.
Também há novidades na tela, que contará com a tecnologia OLED para o display de 13 polegadas, substituindo o LCD presente nos modelos anteriores. Além disso, o teclado do Surface Pro passará a funcionar quando não estiver conectado fisicamente ao dispositivo, pois agora conta com uma bateria interna e bluetooth.
Já o Surface Laptop, chegou com novidades para o seu design. Agora o notebook possui um trackpad maior e bordas mais finas ao redor da tela. O dispositivo mantém o modelo de 15 polegadas, e o modelo menor passou de 13,5 para 13,8 polegadas.
Assim como o Surface Pro, o Surface Laptop também conta com os processadores Snapdragon X Plus e X Elite, trazendo 32 GB de memória RAM e 1 TB de armazenamento interno. O laptop também traz total integração com inteligência artificial através do Copilot, além dos recursos Recall e Windows Studio Effects.
A Microsoft ainda não confirmou o preço dos novos lançamentos, mas espera-se que os dispositivos começem a ser vendidos em junho. Não há informações sobre quando a nova linha Surface chegará no Brasil.
Leia também: Novos Poco F6 e F6 Pro chegam ao mercado global.