O Volvo EX30, novo SUV elétrico compacto e premium da marca, chegou ao Brasil com destaque para tecnologia, segurança e sustentabilidade. O novo modelo elétrico da Volvo, também chega ao país com um preço mais competitivo em relação à outros modelos da sua categoria.
É um veículo com design moderno e minimalista, que conta com tecnologia de ponta, mas que também traz as tradições de segurança e sustentabilidade da Volvo. Ele possui uma longa distância entre eixos (2,6m), com opções de rodas de 18, 19 ou 20 polegadas, até cinco opções de cores e até quatro opções de materiais para o acabamento interno.
De acordo com a Volvo, é um veículo que foi projetado para ser 100% elétrico, e para ser o modelo com a menor pegada de carbono já produzido. Além disso, também foi desenvolvido para ser reutilizável, com 17% de aço e plástico e 25% de alumínio reciclados, entre outros materiais naturais, como os tecidos dos bancos e acabamentos.
Estima-se que desde a fabricação de cada unidade, até os seus 200 mil quilômetros rodados, são produzidas menos de 30 toneladas de carbono (com base na utilização de eletricidade de carregamento da União Europeia). Isso significa que foi reduzido 25% da emissão em comparação com outros carros elétricos, como C40 e XC40.
A segurança e a tecnologia estão lado a lado no novo Volvo EX30. São seis airbags, sistema de proteção contra impactos laterais, de mitigação de colisões e de prevenção de lesões na coluna cervical, ancoragem para cadeirinhas infantis (Isofix) e detector facial de fadiga do motorista.
Além disso, há assistente de partida em rampas com controle de embalo em descidas, alerta de abertura de portas com sensor de presença externo, piloto automático adaptativo (ACC), alerta de ponto cego, de tráfego cruzado e de mudança de faixa com assistente de direção, monitoramento de pressão dos pneus e muito mais.
Em relação à conectividade, o veículo traz um inédito painel central de 12,3 polegadas (com informações de bordo), além do sistema Google nativo (com Google Assistant, Google Maps e Google Play Store).
A versão de entrada (Core), vem com duas entradas USB-C na dianteira, e a versão intermediária (Plus), possui mais duas entradas USB-C atrás, além de carregador de celular por indução, e sistema de som Harman Kardon (1.040 Watts), com 9 alto-falantes, soundbar e subwoofer e muito mais.
Toda essa tecnologia, segurança e sustentabilidade estão aliadas à 272 cv e 343 Nm (em todas as versões). Segundo o Inmetro, a versão Core Single Motor, com bateria de 51kW, tem autonomia de 250 km, e as outras versões, equipadas com bateria de 69kW, têm 338 km.
Em relação aos valores, o modelo Core (de entrada) chega custando a partir de R$ 229.950, e por mais R$ 20 mil o usuário pode optar pela versão Extended Range (com mais autonomia de bateria). Já a versão Plus chega por R$ 277.950 e a versão Ultra por R$ 293.950.
Leia também: Moto Edge 50 Ultra chega ao Brasil com Snapdragon 8s Gen 3.